Comissão Própria de Avaliação
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) foi instituída pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, com o objetivo de conduzir os processos de avaliação internos das instituições de ensino superior, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP.
De acordo com a Lei nº 10.861, a CPA deverá atuar com autonomia em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na instituição, garantindo a participação de todos os segmentos da comunidade acadêmica e de representante da sociedade civil organizada.
A CPA do Faculdade Tecnológica de Caçu – FATEC busca, por meio da autoavaliação institucional, oferecer ferramentas para o planejamento pedagógico e administrativo da instituição, com o objetivo de contribuir para o aprimoramento da qualidade acadêmica.
Os instrumentos avaliativos são construídos de maneira que possam diagnosticar as potencialidades a fim de que essas sejam enaltecidas, bem como diagnosticar as fragilidades, para que sejam implementadas ações com o intuito de fortificar os pontos fracos apontados.
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) tem como objetivo a condução dos processos de avaliação internos do Faculdade Tecnológica de Caçu. Por meio de instrumentos de avaliação disponíveis na forma de questionários a todos os segmentos acadêmicos — discentes, docentes, coordenadores de cursos e funcionários técnico-administrativos — o público pode registrar suas percepções a respeito do processo de condução acadêmica em diferentes dimensões institucionais, entre os quais o desenvolvimento institucional, a política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação e a extensão, a responsabilidade social, as políticas de pessoal e a infraestrutura física, principalmente àquelas relacionadas ao ensino e à pesquisa.
Todos podem e devem participar por meio do acesso aos questionários disponíveis eletronicamente. O aluno acessa o instrumento pelo link disponível no Aluno On-Line, os professores e coordenadores de cursos por meio da Extranet, e os funcionários técnico-administrativos a partir da Intranet. Os questionários dos alunos permitem avaliar os docentes do período vigente. Os professores avaliam o curso a que estão relacionados, e as questões de seu vínculo institucional, o mesmo ocorrendo com as coordenações e os funcionários.
Os instrumentos avaliativos devem ser respondidos a cada novo período acadêmico (semestralmente). A CPA envia e-mails, avisos na Extranet, na Intranet, no Aluno On-line e nos demais canais de comunicação, além de Boletins e notas identificando os períodos de disponibilização dos questionários da avaliação institucional.
Os resultados disponíveis por meio de relatórios estatísticos são fontes de informações trabalhadas pelos órgãos colegiados de docentes, representações discentes e gestores no encaminhamento das demandas que sinalizam providências e atenções especiais, seguindo seus procedimentos habituais de divulgação. A participação de cada um requer o entendimento correto da autoavaliação que está relacionada à capacidade de observar-se, comparar e relacionar seu desempenho com os objetivos propostos e, neste caso, atitudes como honestidade pessoal são fundamentais.
À Comunidade Acadêmica, solicitamos participação. Os órgãos colegiados precisam ouvi-los para assegurar a melhoria contínua de seus processos internos.
Email: cpa@fatecgo.com.br
A CPA é responsável por atender e ajudar os alunos em diversas questões relacionadas aos nossos cursos e serviços.
Através da CPA, você pode obter informações sobre matrículas, pagamentos, calendário acadêmico, entre outros assuntos importantes. Além disso, a equipe da CPA também está disponível para ajudar a solucionar problemas e fornecer orientações sobre a sua jornada acadêmica.